sábado, 7 de maio de 2011

Antes de chegar a Lisboa, chamavam-me a atenção os encontros consonantais do português europeu: dialecto, recto, acto, objecto, jacto, actual. Em e-mails trocados com uma universidade portuguesa arrisquei-me, então, a manejar os Cs, em consciente desacordo ortográfico, pela vontade de conquistar a simpatia de uma desconhecida, mas muito solícita, funcionária da secretaria. "Gostava de saber sobre o calendário lectivo", "envio o projecto em ficheiro anexo": fartava-me em portugalidades, como um Odorico Paraguaçu a se aventurar em língua estrangeira. Divertia-me, é facto. Houvesse consoantes a pedirem, eu logo remendava - implacável - um vitorioso C. Aguardei a selecção, fui aceite. As informações, muito breve, foram logo enviadas. Sorte. Mais alguns e-mails, desconfio, estaria a perguntar sobre pagamenctos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário